quarta-feira, 13 de maio de 2009

SOU MADAME SIM !

O cheiro que vinha da cozinha denunciava que algo bom estava sendo feito. Era um peixe assado, mas não um qualquer, e sim, o legitimo salmão.
-Hum! Salmão hein! Quando digo que você é madame.
Declarou a minha amiga quando contei que este tinha sido o prato principal do jantar preparado para um casal de amigos. Retruquei com ela um pouco chateada:
- Não sou nada madame, esse peixe nem é tão caro assim, outro dia estava na promoção!
Não queria ser considerada madame, pois imaginava uma perua, esnobe, cheia de orgulho e preconceitos. Porém, agora em que mais uma vez vou até a cozinha preparar um salmão como o jantar da noite para o meu marido, percebo que eu sou sim, uma madame e sinto-me extremamente feliz ao ponto de gritar: EU SOU MADAME SIM!!!!!!!!
Não por ser orgulhosa, preconceituosa, ou seja, lá o que disse antes, porém porque em uma quarta-feira posso preparar um salmão, sem que esteja esperando visitas, somente para mim e o meu maridão. Tenho que gritar: EU SOU MADAME SIM!
Contudo esta minha afirmação, tem embasamento teórico, até porque Henrique, não o Cardoso, outro, que também já estar distante de nós, que Deus o tenha, jamais me permitiria falar tal coisa sem fundamentação. Então ai está: milhões de pessoas vivem com menos de 2,00 reais por dia. Onde encontro esse dado? Nas esquinas, praças, ruas, ruelas, becos, morros, favelas, no mundo, na vida, na minha história.
Não foi sempre que pude comer um peixe nobre. Já comi muitas sardinhas inteiras e divididas. Ovo? Nem se fala. Com farinha? Que maravilha. A água? Ajudava a descer a comida que não desprezávamos e sempre agradecíamos.
História que foi minha, mas que pertence a muita gente hoje. Sou madame sim. Conquistei isso com o incentivo dos meus pais a buscar conhecimentos, além de princípios e valores que eles implantaram em mim. Era o que eles tinham e sabiam que se seguisse a minha vida seria melhor.
E eu agora madame, fico na torcida de que muitas surjam, a ponto de que madame seja quem come caviar, que por enquanto, “nunca vi, nem comi, eu ouço falar...”

7 comentários:

  1. Está lindo!!!
    Muito criativo. Esse texto ficou maravilhoso.
    A foto ficou linda! É sua????
    bjos.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, cada dia mais me surpreendo! Adorei a parte do já comi, outros peixes, ovo, farinha... Ta muito massa Elaine, muito mesmo, e ainda bem que tu assumiu a "madamisse" Já estou anciosa pro próximo!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. É verdade,vivemos em um país no qual existe uma discrepância social muito grande. E não é preciso consultar o IBGE para saber disso, pois o retrato da miséria faz parte do album de fotografias da plebe brasileira, sobretudo a nodestina.

    ResponderExcluir
  4. hahaha. Elaine eu amei velho. Menina você tem umdom incrivel para esses textos. PARABÉNS. e continue madame, mesmo sem comer caviar.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu texto. Voce passa fala da sua experiencia e associa a questão da baixa renda.Seu texto me prendeu do inicio ao fim. Precisamos de muitas madames, assim como voce.
    Bons fluidos!
    Atma ( Valéria Silva)

    ResponderExcluir
  6. POXA AMEI ESSE TEXTO NUNCA TINHA PARADO PARA LER TEXTOS ASSIM CRIATIVOS E DINAMMICOS TEXTO QUE NOS PRENDE QUE NOS CATIVA QUE NOS ENCANTA TEXTO QUE FALA COM A GENTE COMO SE ESTIVESSEMOS DENTRO DELE VIVENDO COM VC SEI MINHA PASTORA QUE UM DIA CONQUISTAREI O PODIO E QUEM SABE SERREI UMA FUTURA MADAME TBM???
    TE AMO SUA DISCIPULA ESTER

    ResponderExcluir
  7. Eu realmente gosto de como você escreve.Sei lá, primeiro que a entonação do seu texto cria algo que para o leitor é super interessante... aquela interrogação de : 'de onde ela tirou isso, tá falando dela ou é só ficção"...rsrs
    Vc escreve incrivelmente bem!
    Ahhh e que vc é madame eu já sabia rsrs!
    Saudades dessa madame que amava me dá beliscoes e me chamar de kids.

    ResponderExcluir