quinta-feira, 14 de maio de 2009

VOCÊ NÃO MERECIA ...

Quando a vi com o braço enfaixado, não me contive. Logo me aproximei dela, sentei-me ao seu lado, e perguntei o que havia acontecido. A resposta veio tão depressa quanto a minha curiosidade: “Eu fui assaltada”. Tornei-me muda, incapaz de dizer alguma palavra, até porque sabia que as palavras não apagariam o dia em que aquele episódio aconteceu. Então, ela acrescentou: “a verdade é que nesse semestre tem me acontecido coisas ruins”. E eu bem sabia quais eram essas coisas.
No inicio do semestre, conversando com as minhas amigas, uma delas me passou o que estava acontecendo com aquela pessoa de voz tão doce e jeito meigo. Não pude acreditar e, iludida de que poderia ser uma informação furada, fui desiludida ao ler o blog das ilusões onde tudo confirmava.
Agora a vendo passar por mais uma situação, recordei-me da primeira e a primeira tristeza me veio à tona.
Continuei ali, sentada ao lado dela, observando pela janela a chuva que começara a cair do lado de fora e dentro de mim.
Aventurei-me depois, a trocar algumas palavras com aquela pessoa de pele rosa e pintinhas enferrujadas, nada que alimentasse a sua alma. Na verdade, cumpri o papel da estudante chata, busquei da professora admirada opiniões em relação a alguns projetos, pois sabendo que ela vai se distanciar queria sugar uma vez mais do seu conhecimento.
O evento que nos aproximou terminou e cada uma foi para o seu canto, porém algo ainda me prendia a ela: a vontade de ajudá-la e a vergonha de ter omitido palavras que poderiam ter sido ditas, ainda que não valesse nada para ela naquele momento. Mas, ao menos, não existiria a sensação de frustração. Frustração de não ter dito nada, de nada ter feito, de nem ao menos tê-la protegido com as minhas orações.
Continuo sentada. Não ali, mas aqui. Em frente a uma tela fria passando para ela frases, na intenção de que se forme um texto feito como pretexto para aquela pessoa querida, na intenção de que leia e compreenda a minha covardia e fique sabendo das palavras que diria naquele dia: “Você não merecia...”

8 comentários:

  1. Parabens garota você está escrevendo muitobem,encontra as palavras adequadas para compor o cenario que você quer retratar continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei com esse Elaine, muito bom, muitooo mesmo! Você escreve com a alma!

    ResponderExcluir
  3. Nossa ta lindo viu mãe... já sei de quem se trata, no 1º parágrafo eu percebi logo. Apesar de não saber do ocorrido. Muito bom, expressou todo o sentimento no texto. Mas é impressionante mesmo como em alguns momentos somos tão covarde e nem damos conta. rs

    ResponderExcluir
  4. e o cachorrinho da foto, coisa linda!! rs

    ResponderExcluir
  5. Elaine, a vida é assim mesmo. você tem mais é que reagir mesmo, quer saber? eu acho que sei de quem se trata. THAN, THAN,THAN...

    ResponderExcluir
  6. Dizem que a oportunidade é careca, mas com esse texto vc conseguiu pegá-la por um fiozinho de cabelo que ainda existia. Acho que foi melhor do que se tivesse aproveitado na hora H.
    Puxa, como sinto orgulho de você.
    Maravilha!
    Tocou lá no fundo.
    bjs.

    ResponderExcluir
  7. CONCORDO COM O PR EDMILSOM COMO SINTO OREGULHO DE SER SUA DISCIPULA CHORREI COM ESSE TEXTO É MUIITO LINDO ME SENTIR DENTRO DELE...MASSA PARABÉN PELO DESEMPENHO E CRIATIVIDADE..



    ESTER

    ResponderExcluir